BRASÍLIA - O Congresso está se mobilizando para "proteger" o produtor nacional de leite. O representante de subcomissão do leite na Câmara, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), protocolou ontem à noite, um projeto de lei para vedar a aquisição de leite importado pelo governo em concorrências públicas. Com isso, só poderão participar das licitações os produtos nacionais. "Isso inclui compras para merenda escolar, políticas sociais, bolsa família, governo federal. Estamos querendo gerar renda dentro do país e não fora dele", diz o deputado Alceu Moreira.
A lei também diz que em caso de desabastecimento do mercado interno, o produto importado poderá ser adquirido. "O problema é que as licitações só se preocupam com o preço mais baixo. Com isso, os produtores nacionais saem prejudicados em concorrência com produtos vindos, principalmente, do Mercosul", diz Moreira.
O total de importações de leite em pó até agosto atingiu 56 mil toneladas e já superou as 52 mil toneladas do ano passado inteiro. O caso do queijo é semelhante. Foram 21 mil toneladas em 2010, contra 20 mil nos oito primeiros meses deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário