- Presente na 3ª feira internacional do Setor Lácteo - MERCOLÁCTEA, a ABCOL (Associação Brasileira de criadores de ovinos de raças Leiteiras), sendo representada pela Cabanha Chapecó - Ovinocultura de Leite, trás ao público novidades dos derivados de leite de ovelha.
- Com um stand no evento, proporcionam aos visitantes a degustação de Sorvete Frozen, derivado do iogurte produzido com leite de ovelha e também a degustação do iogurte natural com polpa de morango.
- A Cabanha Chapecó iniciou as atividades em 1997 com a produção e venda de reprodutores das raças Ile de France e Texel, existentes até hoje.
- A atividade leiteira se iniciou em 2006 com aquisição de animais da raça Lacaune, de origem francesa provenientes da Cabanha Dedo Verde, localizada no município de Viamão – RS. Posteriormente, no início do ano de 2008 foi adquirido todo o plantel de animais desta mesma raça de uma Cabanha no município de Farroupilha, também do estado do RS. Também neste mesmo ano foram adquiridos e importados animais de origem alemã da raça Milchschaf, criados no Uruguai.
- Atualmente a Cabanha conta com um plantel de 925 animais, destes 45 da raça Texel, 88 Ile de France, 102 Milchschaf e 690 Lacaune, havendo animais de todos os graus sanguíneos.
- A Cabanha além da venda de reprodutores e matrizes, e de cordeiros para abate, também produz leite para a fabricação de queijos nobres, tendo atualmente um plantel de 250 animais em lactação.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
- podemos considerar que o leite de ovelha apresentasse em sua característica físicoquímica valores superiores para macronutrientes e micronutrientes em relação ao leite de gado e cabra. Apesar de o leite bovino apresentar valores de lactose maiores do que os outros dois, este, do ponto de vista de calorias ofertadas, fica atrás do leite de ovelha, devido este ser um leite com teor de ordura maior e conter mais proteína.
- Não se pode também esquecer da importância do leite de cabra, pois este é o alimento ideal para crianças, pessoas idosas, doentes e convalescentes, por apresentar boa composição nutricional e não provocar o aparecimento de cólicas estomacais, podendo mesmo, em alguns casos, até eliminálas. Sendo assim, o leite de ovelha pode ser ideal para tratamento de crianças desnutridas e com alergia a lactoalbumina bovina, pois este leite não contem esta proteína e oferece um aporte calórico desejável para esta situação.
- Todavia, é necessário ainda obtermos mais pesquisas em relação a este leite, com analises de perfil de ácidos graxos, colesterol e proteínas de alto valor biológico para termos certeza da boa qualidade do leite ovino para o tratamento de crianças desnutridas.
(http://www.prac.ufpb.br/anais/IXEnex/iniciacao/documentos/anais/6.SAUDE/6CCSDNMT10.pdf)
Postagem: Nádia Cechinel
Postagem: Nádia Cechinel
Nenhum comentário:
Postar um comentário