domingo, 3 de março de 2013

Cruzamento entre Holandês e Jersey - III - Desenvolvimento de bezerras e novilhas

Por André Thaler Neto e André Luiz Garcia Dias

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal - Centro de Ciências Agroveterinárias – Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/UDESC)


Nos primeiros dois artigos abordamos aspectos relacionados ao desempenho produtivo e reprodutivo do cruzamento entre raças leiteiras especializadas, especialmente Holandês e Jersey. Neste texto, vamos debater o desenvolvimento das fêmeas, temática normalmente pouco abordada quando se avalia os recursos genéticos para a pecuária leiteira. Visando auxiliar o produtor no manejo das bezerras mestiças desenvolvemos algumas pesquisas com estas categorias animais, devido à deficiência de informações que ainda existem sobre o tema. 

Bezerras mestiças logicamente nascem com peso menor do que as Holandesas, estando este tamanho menor relacionado à menor facilidade de parto, conforme abordado em artigo anterior. Em um experimento com 40 bezerros (machos e fêmeas) Holandês ou ½ Holandês x Jersey (F1), observamos uma diferença de 7,6 kg no peso médio ao nascer, sendo 42,8 vs. 35,2 kg, respectivamente (Dias, 2010). Estas diferenças diminuem muito quando se comparam bezerras ¾ Holandês com as puras da raça Holandesa, sendo de 1,9 kg, de acordo em pesquisa norte americana (Maltecca et al., 2006). Ao alimentar bezerras F1 e puras de modo semelhante até o desaleitamento aos 42 dias de idade (4 litros de leite por dia e concentrado inicial à vontade) observamos taxas de crescimento muito próximas entre mestiças e puras (Fig. 1), sendo as diferenças no peso ao desaleitamento consequência do peso ao nascer. O consumo de concentrado e a conversão alimentar também foram similares. O ganho médio de peso dos bezerros foram próximos a 500 gramas/dia, ganhos compatíveis com os padrões estabelecidos para raça Holandesa nos Estados Unidos (Heinrichs e Losinger, 1998). O experimento foi conduzido até os 84 dias de vida, sendo que as bezerras recebiam concentrado à vontade, acrescido de 20% de feno de alfafa picada (até o limite de 5 kg de dieta total por bezerro), com ganhos de aproximadamente 1 kg/dia.


Figura 1. Peso vivo e altura dos bezerros Holandês (__) e mestiços ½ Holandês x Jersey (--), de acoro com a idade. Fonte: Dias (2010)

Em outra pesquisa avaliamos o desenvolvimento de novilhas mestiças Holandês x Jersey em relação às novilhas puras Holandês, entre 2 e 24 meses de idade, em rebanhos localizados em Santa Catarina e no Paraná (Rodrigues, 2009). Observou-se pesos mais elevados na medida em que aumenta a proporção da raça Holandesa. Pode-se observar, que os animais mestiços ½ Holandês x Jersey apresentam peso próximo aos dos grupamentos com maior proporção da raça Holandesa (3/4 e 5/8), o que pode estar relacionado a uma maior heterose nas fêmeas F1. Utilizando como modelo a primeira inseminação aos 15 meses, a partir das equações de regressão da figura 2, pode-se estimar para novilhas F1 e para o grupamento com 5/8 e 3/4 Holandês pesos equivalentes a aproximadamente 84 e 91% do peso das puras Holandês. De modo semelhante, estes grupos genéticos teriam aos 24 meses 87 e 89% do peso das puras Holandês, respectivamente. Se considerarmos um peso mínimo à inseminação de 360 kg para fêmeas da raça Holandesa, e adotarmos pesos equivalentes pelas equações da figura 2, teremos para fêmeas ½ Holandês x Jersey e para 5/8 e 3/4 Holandês, um peso de 302 e 327 kg, respectivamente. A partir destes resultados pode-se adotar uma recomendação prática de inseminar novilhas mestiças Holandês x Jersey a partir de 310 a 320 kg de peso. Valores mais precisos poderão ser obtidos quando houver disponibilidade de rebanhos experimentais com número adequado de vacas mestiças adultas, de tal forma que o peso à primeira inseminação possa ser estabelecido como sendo de 55% do peso da vaca adulta, como indicado pelo NRC (2001).


Figura 2 - Peso em função da idade de novilhas leiteiras de diferentes Grupamentos Genéticos. Fonte: Rodrigues (2009).

Na figura 3 encontram-se imagens de novilhas dos grupos genéticos avaliados neste experimento.


Figura 3 - Imagem de novilhas avaliadas no experimento, sendo ¾ Holandês (A), 5/8 Holandês (B), ½ Holandês x Jersey (C e D)

Alguns estudos sobre idade e peso à puberdade em novilhas mestiças foram realizados nos Estados Unidos (Getzewich, 2005; Williams, 2007), porém com número relativamente pequeno de animais por grupamento genético. Nestes trabalhos observou-se uma tendência de aumento da idade e peso à puberdade à medida que aumenta a proporção de Holandês, porém no trabalho de Williams (2007) as médias diferiram somente entre novilhas com mais ou menos de 50% de proporção de Holandês, com valores intermediários para as novilhas ½ Holandês x Jersey. No trabalho de Getzewich (2005) a puberdade ocorreu em média próximo aos 11 meses em novilhas puras Holandês, aos 10 meses em novilhas F1 e aos 9 meses nas puras Jersey, com pesos médios à puberdade de aproximadamente 300, 250 e 190 kg, respectivamente.

Alguns trabalhos têm demonstrado superioridade nos bezerros mestiços em imunidade, além de diminuição de mortalidade. Weigel e Barlass (2003) evidenciaram menor taxa de mortalidade nas fases inicias de vida em bezerros mestiços quando comparados ao Holandês puro, a partir de questionários aplicados a produtores de leite. No mesmo país, Maltecca et al. (2006) observaram menores taxas de mortalidade perinatal e de ocorrência de diarreia nos primeiros dias de vida em bezerros mestiços ¾ Holandês x ¼ Jersey, comparados a puros Holandês, associado a uma maior concentração de imunoglobulinas (IgG) nesta fase. No experimento realizado por Dias (2010) em Santa Catarina também foram observadas maiores concentrações séricas de proteínas totais e de imunoglobulinas no soro sanguíneo em bezerros mestiços nas primeiras duas semanas de vida, porém as concentrações médias destes indicadores de status imunitário foram consideravelmente maiores ao mínimo esperado para a idade em ambos os grupamentos genéticos, não havendo mortalidade de bezerros durante o experimento. Não houve diferença quanto ao aparecimento de diarreia, sendo que os valores médios de escore fecal observados em ambos grupamentos genéticos foram próximos a escore 1 (fezes normais), o que pode estar relacionado com um eventual baixo desafio dos bezerros a contaminantes no local de alojamento. Por outro lado, bezerros mestiços necessitaram menos tratamentos com antibióticos para diarreia.

A partir das informações obtidas, concluímos que bezerros mestiços apresentam alguma vantagem em termos sanitários no seu desenvolvimento inicial, apresentando crescimento semelhante aos puros Holandês nesta fase. Novilhas mestiças apresentam desenvolvimento mais lento que as puras Holandês. Entretanto, como as diferenças em tamanho entre as novilhas ½ Holandês x Jersey ou com percentual maior de Holandês são pequenas, as mesmas podem ser manjadas de modo semelhante, indicando-se a primeira inseminação a partir de 310 a 320 kg de peso vivo, respectivamente. 

AGRADECIMENTOS
Aos Produtores Raul e Ricardo da Fonseca Guimarães (Carambeí – PR), Celestino Brunetta (Ibicaré – SC), Itamar Parizzi e Luiz Carlos Belotto (Joaçaba e Herval d’Oeste – SC), Marlon Possamay (Pouso Redondo – SC) e Jandir Bombardelli (Toledo – PR), os quais abriram suas propriedades, auxiliaram nas coletas de dados e disponibilizaram os dados dos arquivos zootécnicos de seus rebanho para utilização em projetos de pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DIAS, A.L.G. Avaliação do parto de vacas da raça Holandesa inseminadas com Holandês ou Jersey e do desenvolvimento, sanidade e concentração de imunoglobulinas dos bezerros. Programa de Pós-Graduação em em Ciência Animal, Universidade do Estado de Santa Catarina, Lages, 2010. 38 p. 
GETZEWICH, K.E. Hormonal regulation of the onset of puberty in purebred and crossbred Holstein and Jersey heifers. . Animal Science, Virginia Polytechnic University Blacksburg, 2005. 69 p. 
HEINRICHS, A.J.; LOSINGER, W.C. Growth of Holstein dairy heifers in the United States. J Anim Sci, v. 76, p.1254-60, 1998.
MALTECCA, C.; KHATIB, H.; SCHUTZKUS, V.R.; HOFFMAN, P.C.; WEIGEL, K.A. Changes in conception rate, calving performance, and calf health and survival from the use of crossbred Jersey x Holstein sires as mates for Holstein dams. J Dairy Sci, v. 89, p.2747-54, 2006.
RODRIGUES, R.S. Crescimento, Desempenho Produtivo e Eficiência Reprodutiva de Fêmeas Leiteiras Mestiças Holandês x Jersey em Comparação ao Holandês. Programa de Pós-Graduação em em Ciência Animal, Unversidade do Estado de Santa Catarina, Lages, 2009. 57 p. 
WEIGEL, K.A.; BARLASS, K.A. Results of a producer survey regarding crossbreeding on US dairy farms. Journal of Dairy Science, v. 86, p.4148-54, 2003.
WILLIAMS, C.M. Effects of Crossbreeding on Puberty, Postpartum Cyclicity, and Fertility in Pasture-Based Dairy Cattle. Animal Science, North Carolina State University, Raleigh, 2007. 93 p. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário