quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ENADE - Cursos do CEO são muito bem avaliados

Na última quinta-feira (17/11) o MEC divulgou os resultados do ENADE 2010, onde foram avaliados cursos da área de saúde e agrárias, e mais uma vez os cursos do CEO, Enfermagem e Zootecnia, mostraram em números que são excelentes cursos.

O Curso de Zootecnia obteve o conceito máximo 5, na prova do ENADE, sendo considerado por este conceito o melhor curso de Santa Catarina e o sexto melhor no país na área de Zootecnia, comprovando desta forma o excelente nível de formação com que os nossos zootecnistas são entregues ao mercado de trabalho. No conceito CPC, que leva em conta toda a estrutura do curso, o Curso de Zootecnia também recebeu o conceito máximo (5), sendo por este conceito considerado o melhor curso do país.

O Curso de Enfermagem obteve o conceito 4 (de um máximo de 5) na prova do ENADE, sendo o maior índice obtido no Estado de Santa Catarina na área de Enfermagem, comprovando desta forma que nossos enfermeiros saem com uma excelente formação. Já no conceito CPC, que envolve a estrutura do curso e corpo docente também, este conceito caiu para 3, o que deve-se principalmente ao fato do curso apresentar-se de forma fragmentada (Chapecó e Palmitos), na minha opinião. Na avaliação anterior o Curso de Enfermagem também havia obtivo o conceito 4 na prova do ENADE.

Estes resultados mostram o quanto nosso corpo docente e discente é qualificado, e está em sintonia com o lema da nossa UDESC, que é Ensino Superior Público, Gratuito e de Qualidade. Diante destes números e realidade, só nos resta agradecer ao nosso corpo de professores pelo excelente trabalho realizado,  aos nossos acadêmicos pelo seu envolvimento e comprometimento, e ao corpo administrativo (Diretores, Chefes de Departamento e técnicos) pela sua dedicação como  atividade meio.

Prof.Luciano Emilio Hack
Diretor Geral

domingo, 6 de novembro de 2011

Novo Edital de Monitoria


Os prazos são os seguintes:

·                     Até 07 de fevereiro de 2012
·                     Apresentação dos Projetos de Bolsa de Monitoria, em formulário próprio, à Chefia do Departamento em que está lotado o Professor Orientador. Em anexo ao projeto deverão ser entregues 02 cópias do termo de compromisso (modelo em anexo) assinado pelo aluno e pelo professor.
·                     Até 10 de fevereiro de 2012 
·                     Reunião de Departamento para a avaliação dos Projetos de Bolsa de Monitoria;
·                     Até 15 de fevereiro de 2012
·                     Encaminhamento dos Projetos de Bolsa de Monitoria, devidamente aprovados pelo Departamento, à Direção de Ensino de Graduação;
·                     Até 23 de fevereiro de 2012
·           Reunião do Comitê de Ensino para seleção dos Projetos a serem executados, de acordo com o número de vagas disponíveis.
Estes prazos foram pensados para que consigamos cumprir o prazo estipulado pela PROEN para envio dos novos bolsistas, mas possamos verificar a disponibilidade dos alunos no semestre 2011/02 e em 2012/01 (já que o semestre encerra em 15/12/11).
Peço para que em anexo ao projeto sejam entregues 02 cópias do termo de compromisso assinado pelo aluno e pelo professor. Enviar anexado somente com clips, não furar, pois seguem em separado ao projeto.
A solicitação de PRORROGAÇÃO deverá se encaminhada  em ofício simples para a Direção de Ensino até dia 07/02/12  Caso não seja solicitado serão convertidas em novas vagas.

Lembramos que conforme a RESOLUÇÃO N° 223/2005 CONSUNI:
A substituição de bolsista dar-se-á até o dia 10 de abril referente ao 1º semestre letivo, e até o dia 10 de setembro referente ao 2º semestre letivo.
O processo de substituição e desistência do bolsista deve ser instruído com parecer do professor orientador.
A bolsa de monitoria terá a duração de no máximo um ano, podendo ser prorrogada por mais um semestre letivo e compreenderá os períodos de março a dezembro, inclusive.
Após concluído o primeiro ano de bolsa de monitoria, concedida após processo seletivo, é permitida uma prorrogação por um semestre letivo sem novo processo seletivo para a mesma disciplina, e não necessariamente para o mesmo bolsista.
A prorrogação deve ser solicitada pelo professor orientador, no mínimo 30 dias antes de concluir o prazo de duração da bolsa.
Para visualizar o novo Edital, CLIQUE AQUI
Para visualizar os bolsistas com contrato que encerram em 2011/2, e os que podem  solicitar prorrogação para 2012/1, CLIQUE AQUI
Para fazer o download do TERMO DE COMPROMISSO, CLIQUE AQUI

Udesc estende prazo de inscrição para bolsas para graduação “sanduíche” no exterior


Candidatos devem entregar documentos até 23 de novembro

A Udesc está com inscrições abertas para oferecer a estudantes de graduação bolsas de estudo para períodos “sanduíche” em universidades estrangeiras. As inscrições chegaram a ser encerradas no dia 14 de outubro, mas a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação publicou um termo aditivo do edital com alterações nos requisitos para obter as bolsas e estendendo o prazo entrega da documentação até 23 de novembro.


As bolsas se destinam a custear períodos de seis meses a um ano em atividades acadêmicas ou em laboratórios, empresas e centros de pesquisa e desenvolvimento e são oferecidas pelo programa federal Ciência sem Fronteiras. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de novembro, nas direções de pesquisa e pós-graduação dos centros da Udesc.
Os estudantes selecionados terão direito a passagens aéreas de ida e volta, auxílio para instalação e seguro-saúde (se o país de destino não oferecer assistência gratuita), além de ajuda de custo mensal no valor de US$ 870 pago trimestralmente. As bolsas terão duração de seis meses, podendo chegar a um ano.

Assessoria de Comunicação do Cefid/Udesc

Jornalista Carlito Costa
telefone (48) 3321-8622

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ZOOBEER



 O CAZOO vem convidar a todos para participarem da cervejada da Zootecnia, neste sábado dia 05 de novembro, a partir das 10 horas da matina. A festa será animada ao som de uma dupla sertaneja. Pra refrescar Devassa a 4,00 pila e liberados churrasco, sinuca e pebolim. Ingressos antecipados no Centro Acadêmico a apenas 10 reais. Reúnam seus amigos e venham participar, que essa festa vai ser boa demais.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Antonio Heronaldo de Sousa é eleito novo reitor da Udesc com 63,3 % dos votos


Ele assumirá o cargo no dia 12 de abril de 2012, para o mandato de quatro anos ao lado de seu vice, Marcus Tomasi.
O professor Antonio Heronaldo de Sousa foi eleito, nesta quarta-feira (26), o novo reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com 63,3 % dos votos contra 34,3% da professora Sandra Ramalho. Os votos brancos e nulos foram de 1,8%. Ele assumirá o cargo no dia 12 de abril de 2012, para o mandato de quatro anos ao lado de seu vice, Marcus Tomasi.
“Estou muito feliz  com a  votação expressiva que tivemos. É a prova de que a atual gestão, da qual fizemos parte, está desenvolvendo um ótimo trabalho. Além disso, a construção de nossa proposta, de forma coletiva, e o trabalho de toda nossa equipe foi decisivo para o sucesso da nossa campanha”, diz  Antonio Heronaldo de Sousa.
A votação, em urnas eletrônicas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), aconteceu nesta quarta-feira, das 9h às 21h, nos 12 centros de ensino da Udesc distribuídos pelo Estado e na Reitoria, em Florianópolis, e contou com 6.024 mil votantes, o que representa 50% do colégio eleitoral.
Nos votos dos professores, Antonio Heronaldo de Sousa ficou com 59,6% contra 38,1% de Sandra Ramalho. Entre os técnicos universitários, Antonio Heronaldo obteve 70,6%, contra 25,6% de sua concorrente. No segmento de alunos, o novo reitor obteve 63,3% e Sandra Ramalho ficou com 35,2%. Para obter o resultado da eleição, os votos são calculados de forma que os de professores representaram 50%, dos técnicos 25% e os dos estudantes 25%.

“Este é um resultado preliminar, mas que define as eleições. Tivemos votos em separado, que serão contabilizados amanhã em sessão pública, às 16h,  mas que não irão modificar esse resultado. Nesta quinta-feira vamos divulgar o resultado oficial e homologado”, diz o presidente da Comissão Eleitoral Central da Udesc, Pedro Volkmer de Castilho.
Antonio Heronaldo de Sousa – reitor (2012-2016)
Antonio Heronaldo de Sousa, 44 anos, é natural de Sousa/PB. Bacharel em Ciência da Computação (UFPB), possui Mestrado em Engenharia Elétrica (UNICAMP) e Doutorado em Eletrônica e Comunicações (UNICAMP).
Na Udesc desde 1992, Antonio Heronaldo de Sousa foi vice-reitor da atual gestão, é professor de Engenharia Elétrica do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville, e já ocupou inúmeras funções como  Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica (2000-2003), chefia do Departamento de Engenharia Elétrica (2005-2006) e Diretor de Ensino de Graduação do CCT (2007).
Marcus Tomasi – vice-reitor (2012-2016)
Marcus Tomasi, 47 anos, é natural de Brusque/SC. Bacharel em Administração (Esag/Udesc), Mestre em Gestão Estratégica das Organizações (Esag/Udesc) e Doutorando em Administração (DINTER/UFBA/Udesc).
Na Udesc desde 2005, Marcus Tomasi é professor de Administração Empresarial do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), foi pró-reitor de Planejamento da Udesc na atual gestão, já ocupou a função de Chefe do Departamento de Administração Empresarial (2007-2008)e foi presidente do Conselho de Administração da Udesc (2008-2011).

sábado, 22 de outubro de 2011

OIE: China registra febre aftosa em bovinos


A China registrou casos de febre aftosa em bovinos da região autônoma de Ningxia Hui, segundo informou o Ministério da Agricultura do país. Até agora, foram encontrados 26 bovinos infectados na região de Haiyuan. Os testes revelaram que os animais tinham o vírus tipo O.
Todos os animais infectados e os demais animais susceptíveis - o rebanho de animais susceptíveis somava 389 bovinos e 293 ovinos e caprinos, de acordo com dados do site da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) - foram abatidos e descartados de forma adequada. Segundo informações da OIE, o foco teve início em 30 de setembro.
De acordo com a OIE, foram tomadas medidas como controle dos reservatórios de vida silvestre, quarentena, controle de movimentos dos animais dentro do país, zoneamento, triagem e vacinação em resposta ao foco.
O site da OIE informa que o foco continuará sendo acompanhado através de relatórios mensais.

Fonte: BeefPoint